Curiosidades: Vinho nas Alturas!
- bonvivin
- 31 de dez. de 2014
- 1 min de leitura
Milhões e mais milhões de litros de vinho são consumidos em aviões durante um ano.
A escolha de um vinho por uma companhia aérea deve ser feita através de sommeliers especialistas que entendem as particularidades de oferecer um vinho a 12,000 metros de altura. Certas características da bebida podem mudar por conta da variação em temperatura e pressão, a secura do ar na cabine e as vibrações ocorridas durante o voo.
Abaixo algumas curiosidades levantadas por esses especialistas:
1. O tanino (aquela sensação adstringente de alguns vinhos tintos) é acentuada, o que pode tornar o vinho duro ou desagradável.
2. Os aromas de fruta do vinho podem ser aliviados, tornando o sabor do vinho insosso caso essa característica seja originalmente muito sutil.
3. Os vinhos escolhidos devem “segurar o tranco”, portanto devem ter boa estrutura e equilíbrio. Vinhos muito suaves ou muito austeros devem ser evitados.
Muitas empresas oferecem o vinho em todas as classes. Na primeira classe os vinhos tendem a ser clássicos e tradicionais, talvez sustentando certa grife, como franceses e italianos. Mass também podem ser escolhidos partindo do país sede da companhia ou o destino do voo.
Lembramos que um brinde é sempre necessário para evitar a turbulência. E o efeito do álcool nas alturas é potencializado, portanto segure na quantidade!
Boa viagem :o)
Comments